domingo, 28 de Abril de 2024  13:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-08-2014

Ílhavo: Festival do Bacalhau surge com edição renovada para manter estatuto de maior festival do bacalhau no país.


O Festival do Bacalhau não quer ficar “parado” no tempo e anuncia uma edição renovada ao nível dos espaços e da filosofia que ...

O Festival do Bacalhau não quer ficar “parado” no tempo e anuncia uma edição renovada ao nível dos espaços e da filosofia que governa toda a execução.

Com um orçamento de 210 mil euros dos 225 mil que são investidos nas Festas Mar Agosto 2014, Ílhavo quer manter-se no mapa como capital do bacalhau e o festival que decorre no jardim Oudintot promete dias mais preenchidos com ação de manhã à noite.

Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, diz que era chegada a hora de “diversificar” a imagem. “Após seis edições de grande sucesso, a edição 2014 do Festival do Bacalhau irá marcar o início de um novo ciclo na vida desta iniciativa, que, mantendo a sua estrutura base, irá apresentar profundas alterações ao nível da programação e organização do espaço, tendo como objetivos mais relevantes o reforço da sua dimensão cultural, o aumento da sua notoriedade nacional e ibérica, a conquista de novos públicos e o aumento do seu impacto na economia local”.

Aos restaurantes habituais geridos por associações do concelho, junta-se o envolvimento de parceiros na área do fornecimento do bacalhau, azeite, vinho, pão e sal. “Queremos manter o que é positivo e chegar a outros públicos”, anunciou o vereador Paulo Costa que anuncia um estudo de mercado para perceber quem vem ao festival, com que motivações e com que disponibilidade financeira.

A tenda “terra e mar” muda de posição e os espaços ganham nova distribuição com aproveitamento das áreas relvadas e do Navio Museu Santo André para concertos intimistas. O Oudinot vai estrear o fornecimento de kits para piqueniques no local.

Este ano como novidade há a destacar o emparelhamento de industriais do bacalhau com as tendas, em que a cada restaurante cabe um fornecedor de bacalhau devidamente identificado. “Julgo que vamos melhorar. O festival está a mudar e vai criar uma dinâmica incrível”, salienta o Grão-Mestre da Confraria do Bacalhau. João Madalena diz que o envolvimento na mudança é a chave para o sucesso e a responsabilização de quem fornece o bacalhau contribui para essa qualificação.

A recriação do ambiente da Gafanha da Nazaré com uso de pasteleiras ao final do dia para transporte dos trabalhadores das empresas de pesca promete ser outro dos momentos de animação entre 13 e 17 de Agosto no Jardim Oudinot.

No cartaz de animação além dos habituais espetáculos de música, show cooking e provas haverá artesanato e workshops. Mickael Carreira, Gisela João, Rita Guerra, Herman José e “Os Aurora” são os cabeças de cartaz. Mas a música não se esgota no palco principal e haverá um segundo espaço capaz de animar o Oudinot em cinco dias de festival.

(em atualização)

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®